segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

FILHINHA NO JACUÍ

Passeio de caiaque com a Filhinha no Jacuí

Os dias de calor intenso estavam difíceis de suportar e nesse dia resolvi fazer um passeio de caiaque com a minha parceira e ficar debaixo das árvores nas margens do rio. Remei do Morretes até próximo do canal Santa Clara e ali ficamos.  Mas, as águas rasas também se aquecem e o calor estava sufocante mesmo embaixo das árvores. Só me restava fazer como a Filhinha: deitar na areia úmida e esperar a hora passar.
















Essa é a pipoca que gosta muito da água. Queria subir no caiaque mas a Filhinha não gostou muito da ideia.























O caiaqueveio em B&B.
Os dias que se seguiram daquela quinta feira ( onze dias atrás ) foram os mais quentes com temperaturas passando de 40° e isso fez o caiaque ficar guardado.  

Mas, isso não pode continuar...


*****

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

3° ENCONTRO DE CANOAGEM DE TAPES




Chegamos em Tapes


Nos últimos encontros de canoagem que participei tive a companhia do Fernando. Neste, o Luciano e a Silvia, que estavam por aqui de férias, participaram também. Foi uma grande alegria contar com a participação de todos. 

Foi a primeira vez que a Silvia andou de caiaque e com poucas dicas que passei a ela logo saiu remando. Indiquei para ela o Mistral que é próprio para iniciantes mas, que é muito bom para pequenos passeios.  Para estatura dela serial perfeito enquanto que para qualquer um dos outros seria um pouco apertado.

Depois de algumas voltinhas em frente da praia ela assumiu o comando mostrando total controle sobre o caiaque, fazendo manobras básicas com perfeição. No dia seguinte, já participava da remada  que reunia todos integrantes do encontro. 

Eu havia feito um pequeno treino para avaliar as condições da coluna que me impedia de remar por quase um mês, desde o encontro de Arambaré.  Depois de algumas remadas achei que estava tudo bem mas, logo em seguida, quando me agachava para fotografar a entrega de troféus, senti aquela fisgada que trava todos movimentos. Acabei indo para a barraca mais cedo, como da outra vez, infelizmente.












Sílvia se preparando para caiacar.









As regatas

As regatas iam acontecendo na programação do evento e nós, que não tínhamos intenção de participar, fazíamos treinos livres pela frente da praia observando o desempenho da Silvia que parecia bastante animada com a ideia de caiaque. 








Foto: Fernando Greis

Foto: Fernando Greis
Foto: Fernando Greis

Foto: Fernando Greis

Foto: Fernando Greis

Foto: Fernando Greis

Foto: Fernando Greis

Foto: Fernando Greis

Foto: Fernando Greis

Foto: Fernando Greis

Foto: Fernando Greis

Foto: Fernando Greis

Foto: Fernando Greis

Foto: Fernando Greis

Foto: Fernando Greis

Foto: Fernando Greis























A lua... 

Da porta da minha barraca avistei a lua surgindo no horizonte, bem onde imaginei que nasceria o sol. A Sílvia e o Fernando se interessaram em fazer as fotos e passei a câmera adiante.




Adicionar legenda

Adicionar legenda

Amanhecendo no domingo...


Assim como a lua veio à noite, pelo mesmo caminho, surgiu o sol  e eu, que passei a noite toda sentindo as dores lombares, tentei ficar de pé e caminhar até a praia para fotografar. 

Fiquei com inveja do canoísta que vi saindo logo cedo na direção do pontal. Soube que outros já haviam saído mais cedo para lá.






















































Encerrando a sessão de fotos do nascer do sol, a Sílvia organizou o café e, na sequência, fomos guardando tudo para podermos colocar os caiaques na água. Eu achei melhor ficar de fora.

 Logo que Luciano, Fernando e Sílvia saíram com os caiaques, começavam os preparativos para a volta em grupo e o percurso seria no mesmo sentido que eles haviam tomado. Assim, com ajuda de alguns amigos e entre eles do Maurício Lima, foi passado meu recado para que seguissem o passeio pois, eu os acompanharia por terra.

Do pontal da marina de Tapes eu acompanhei a passagem do grupo e o trio de remadores firme na direção do ponto de parada do passeio.



Sr. Itamar e seus amigos cães...


Quando cheguei na marina encontrei o Sr. Itamar que passeava com seus cães de estimação e ele se aproximou de mim porque eu estava com a Filhinha. Ele fez questão de me apresentar todos e tirar fotos com todos juntos. Conversou tanto comigo que quase não pude acompanhar a passagem dos caiaques.

Dali fui para a Santinha, ponto de encontro dos caiaques na praia Pinvest.










































A segunda perna do trajeto era o no sentido inverso com o retorno dos caiaques para o camping. 

A Sílvia resolveu desistir da remada da volta e o Luciano foi para o carro. Eu tomei coragem de remar e assumi o caiaqueveio para a volta. 

O sol era desanimador e quando eu e o Fernando terminamos a remada, colocamos os barcos nos carros e tratamos nos despedimos dos amigos rapidamente. 

Caímos na estrada e só fomos parar num restaurante onde o primeiro refrigerante desceu direto para resfriar até a alma maltratada por aquele calor. Depois do almoço e recuperadas as energias para o restante da viagem - ou quem sabe coragem - caímos na estrada.



Valeu BRAVOS DO REMO!

*****