quarta-feira, 8 de setembro de 2010

TRIUNFO ATÉ PORTO ALEGRE

Capela da Granja Carola


Quem passar pelo rio avista, entre as árvores e taquareiras da margem, essa linda  capelinha no alto da colina onde foi construída para não sofrer com as enchentes do rio.  
Esse lugar é próximo da sede da Granja Carola, no município de Charqueadas. Sua história deve vir dos tempos das charqueadas e que o rio Jacuí  tinha importância  no transporte do charque para Porto Alegre. 
Hoje, a atividade econômica no município está voltada para reflorestamento com o  cultivo de eucaliptos para rede elétrica, agricultura, pecuária  e extração de carvão mineral.
Nós passamos com nossos caiaques e vislumbramos essa paisagem como admiradores da natureza e das belas imagens  para  registrar com nossas câmeras,  mas, duvido que qualquer pessoa que cruze por ali, não lamente o descaso que se encontra aquela pequena construção que no passado devia reunir a sua volta famílias e pessoas ilustres da região.






A capelinha vista do rio...
...e o rio do ponto de vista da capelinha.

Fico imaginando que tão pouco seria necessário para restaurar aquela capelinha que, mesmo quase desabando o que resta do seu telhado, ainda brilha entre as palmeiras sob a luz do sol.


Qualquer comentário sobre esta postagem ou sobre fontes para pesquisa serão bem recebidos.


Um comentário:

Unknown disse...

Ola Germano. Estamos fazendo um inventario com as capelas do estado e gostaria de saber a localização dessa capelinha. Alguma referencia perto. Muito obrigado.
Meu email é:
majortomphotogallery@gmail.com

Postar um comentário