(Assunto para quem gosta de caiaque)
Eu e Bueno encontramos Leonardo, Tiane e Egon na lagoa do Peixoto (Osório) onde pernoitaram vindos de Maquiné remando no dia anterior.Haviam pegado vento de frente e correnteza contra no canal que liga as lagoas dos Quadros com a lagoa das Malvas.
Logo chegaram Rogério e Fernando vindos de Torres. Depois, chegaram Marcio e o Pardal.
Logo que todos se aprontaram, partimos para fazer o caminho de volta percorrido pelos amigos até ali, porém , dividindo o percurso em dois dias fazendo um acampamento nas figueiras da costa da lagoa dos Quadros.
Percorremos o canal do Peixoto que liga a lagoa do Peixoto com a lagoa da Pinguela com o vento que se começava dificultar formando um túnel pelo canal.
Quando adentramos na lagoa da Pinguela enfrentamos pequenas ondulações formadas pelo vento Nordeste e, assim, fomos pela costa Leste até a primeira parada.
Veja o sincronismo na remada, mas também, filho de peixe, peixinho é. |
Retomamos a remada e as ondas aumentavam na medida que no aproximávamos da ponta onde vira para a lagoa Palmital. Ali, normalmente fazemos uma parada na prainha mas, desta vez, estava encoberta.
Neste ponto termina a costa Leste da Pinguela e suas águas se emendam com as da Palmital e corresponde parte final da travessia (Sul para Norte) em direção ao morro Alto.
Chegando na proteção do vento, seguimos pela costa coberta de juncos nas águas da lagoa Palmital até o pontal formado com a lagoa das Malvas.
A decisão foi unânime e montamos acampamento ali no pontal que era local protegido.
Rogério tentando saber que animal estava no barco do Pardal; calma gente, é um cobertor.
Amanhecendo no pontal das lagoas Palmital e das Malvas.
Despedida dos amigos de Torres que retornaram do pontal para Osório pois haviam se programado para remar até o metade do segundo dia.
Retornamos também porém, contornando a costa do morro e fazendo um percurso maior.
Parando para o almoço.
Entrando de volta no canal do Peixoto.
Márcio, Tiane e Leonardo, Pardal, Egon, Fernando e Germano. |
Aguardando resgate.
Senti que a vontade de Leonardo era de seguir em frente pois, o dia havia amanhecido com vento mais calmo. A questão era que podia ficar mais forte durante o dia e seria uma dose maior de esforço, principalmente, porque eles já haviam remado 37km para chegar até Osório.
Embora tenha sido uma remada fora do programado, como comentou a Tiane, o ponto alto da remada foi o acampamento e a confraternização entre amigos.
***
Visite o blog de Leonardo e veja suas belas fotos dessa remada com relatos dos momentos nas ondas das lagoas das Malvas e Pinguela.
Veja relatos de Tiane em "Se Minha Bici Falasse"
*****
3 comentários:
Parabéns por belas fotografias e pelo post...
Grande abraço e boas remadas...
Que beleza de postagem, Germano! Parece que depois do banho essa máquina fotográfica melhorou ainda mais! Excelentes fotos!!! Obrigado pela companhia e companheirismo de sempre na remada e por compartilhar essas belas imagens e impressões!
Abração do Leonardo Esch
Muito boas as fotos, belos locais!
botei fé na turma de voces!
abraço
Alberto Blank
http://albertoblank.blogspot.com
Postar um comentário