quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

RIO PALMARES E A LAGOA DO CASAMENTO II



Segundo dia

Planejamos uma remada mais curta para o segundo dia porque o Bueno tinha compromisso no final da tarde em Gravataí. Então pensamos em entrar à direita pela lagoa do Casamento e explorar o lugar até o horário do almoço. Depois disso seria o retorno.

Logo que saímos do rio, antes de ir para a direita, aportamos à esquerda, numa pequena prainha de areias  limpas de uma estreita faixa, entre a margem da lagoa e um banhado. O lugar é de uma visão magnífica para a lagoa e para os barcos que adentram ou saem do rio.  Quando passei com a Filhinha na outra remada não quis descer ali porque já havia decidido ir para o camping. Em casa, quando pesquisava no GE, reconheci a prainha na foto de André Issi. Foi onde Issi fez uma parada e o registro de sua passagem pela lagoa do Casamento.

Retomamos a remada navegando junto à margem e atravessamos o canal da laguna Capivari. Dali avistamos um grande acampamento na ponta formada pelas duas lagoas. Seguimos para esquerda com a intensão e cruzarmos  pelo meio dos  juncos e remar mais aberto e livres.  

Saindo dos juncos, ficamos em meio a uma enseada rodeada de juncos por todos os lados e, seguindo em linha reta entramos novamente nos juncos para aportar no lado oposto ao que viemos. 

Ao nos aproximarmos da margem avistamos um senhor que pescava com uma lancha. Pedimos-lhe informações de onde andávamos e ele nos ensinou seguir pouco adiante e encontraríamos um lugar bonito para descer. Para isso tivemos que contornar um pontal fechado de juncos e sair fora da enseada. 

Quando contornamos os juncos fechados e saímos  mais abertos,  vimos que o vento tinha voltado e, se prosseguíssemos, poderíamos atrasar nosso retorno. Assim, viramos para o Leste e retornamos para Palmares. Antes, porém, descemos novamente na prainha para fazermos  nosso lanche.






































Uma constatação inusitada: à sombra de uma bela árvore uma obra de arte ou, simplesmente, um serviço á disposição de praticantes de esportes da natureza.



Começamos o retorno logo depois de almoçar  e cumprimos os 5,4km com uma remada leve até o camping. A vontade era mesmo de ficar e descobrir novos recantos da lagoa. Fica para a próxima.

Valeu Bueno pela parceria.

*****










Nenhum comentário:

Postar um comentário