domingo, 1 de dezembro de 2013

RIO PALMARES E A PONTE IMPERIAL


Rio Palmares


A remada marcada com o parceiro Bueno para iniciar em Barra do Ribeiro em direção à Ponta Escura foi transferida para o rio Palmares e, posteriormente, prorrogada em função da previsão de ventos fortes. Nesta última quinta feira, mesmo com ameaça de ventos para o primeiro dia, resolvemos encarar a remada.

Saímos  pelos 5,4 km do rio na direção da lagoa e, antes mesmo de chegar na foz,  já percebíamos que entrar lagoa a dentro não seria uma boa ideia. O vento SW mandava água pra dentro do rio. 

Resolvemos voltar e entrar no canal que liga o rio à laguna Capivari  e fomos costeando os aguapés e titiricas para chegar até um canal que faz ligação com a lagoa do Casamento. Não tínhamos mapa ou carta do lugar e a procura era somente uma exploração do lugar com base na lembrança de ter pesquisado no GE. Nessas horas a mente falha e as distâncias se confundem com as direções. De qualquer maneira, não sairíamos para navegar em águas mais abertas com aquele vento. Resolvemos voltar pelo costado protegido do vento e reentramos no rio.

São várias fotos feitas na descida com o mesmo tema que mostra os barcos de pescadores atracados enquanto não vem o final do período de defeso e das poucas aves, na espera de restos da pesca que não vão ter!? Algumas fotos são replay da remada com a Filhinha em setembro.

Partimos para a segunda opção que era de navegar rio acima, além do ponto de partida e tentar chegar na ponte de Pedra. Essa proposta foi aceita por Bueno e para mim foi a oportunidade que buscava de voltar ao lugar onde eu acampei com meu pai e meus tios quando ainda muito criança.

São várias fotos das margens do rio e da mata ainda existente, porém, a ponte de Pedra, como eu já sabia, já não passava de ruínas. E conforme me havia dito o amigo Tonho, canoísta do lugar, que para se chegar lá é muito difícil por haver muitos tocos e galhos de árvores pelo leito que vai se estreitando cada vez mais. 

Mesmo assim, foi muito legal ter voltado e revivido na lembrança  que já havia pernoitado sob aquela ponte durante uma pescaria. 

O Bueno desistiu quando faltava um quilômetro para chegar e ficou descansando sob as árvores.

 No caminho encontramos pilares do que seria uma ponte e não encontrei nada na web. O que despertou a curiosidade é que não tem estrada onde se construiria uma ponte. Ancoramos ali e preparamos o almoço e um curto descanso.


























































































































Antiga Ponte Imperial(não existe mais)
By Erico Rechenmacher







Lembrei do Licurgo.





Retornando da ponte de Pedra.











Eu e Bueno remamos neste dia, acima de 28km, porém, a minha ida solo até a ponte rendeu mais dois quilômetros, então, atingi a marca dos 30km.

Assim foi a remada do primeiro dia e de volta ao camping montamos as barracas enquanto assava o galeto, o salsichão, as batatas e as cebolas. O que podemos dizer é que o jantar foi espetacular e ainda garantimos uma sobrinha para o almoço da remada do dia seguinte.

Isso vem no próximo post.

*****


















Um comentário:

rodrigoventur disse...

rica remada Germano, grande abraço.

Postar um comentário