sexta-feira, 30 de julho de 2010

A caminho da Usina



Na saída da marina do Jangadeiros encontrei, na ponta das pedras, os quero-queros e acabei perdendo muitos minutos fazendo  fotos deles.  Leonardo,  que havia saido  pela margem,  passou à frente na ponta da vila Assunção e foi ganhando distância.
Quando passei pela Assunção consegui avistá-lo na ponta do Dionísio e ele  já estava virando à direita, na direção dos Veleiros do Sul.



Leonardo virando na direção dos Veleiros do Sul

Reboque estranho...

Esse é Felipe praticando "stand up" pelo Guaíba e  acabava de conversar com Leonardo. Depois veio conhecer meu caiaque também. Achei engraçado aquele cara em pé ao lado do meu caiaque no meio do rio.  Ao fundo os mastros dos veleiros no clube.

Desses prédios tem alguém fazendo fotos muito boas do pôr-do-sol e dos veleiros que cruzam ali na frente. Vejam as fotos no Panoramio (Google Erth).

Fundação Iberê Camargo, sediada na cidade brasileira de Porto Alegre, é uma entidade cultural cujo objetivo é conservar, catalogar e promover a obra do pintor gaúcho Iberê Camargo (1914 - 1994).Fonte

Navio passando no canal.

Biguás empoleirados,  ao fundo, casinhas empilhadas...

A beira do rio com  uma bela prainha; ainda bem que a poluição  não aparece na foto...

A chaminé da Usina do Gasômetro que é o ponto extremo da remada e onde Leonardo vai estar aguardando por mim. 


Usina do Gasômetro, ou simplesmente Gasômetro, é uma antiga usina brasileira de geração de energia de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Apesar do nome, era na realidade uma usina movida a carvão - o tal "Gasômetro" fazia referência à área onde hoje está a Usina, chamada de Volta do Gasômetro.

É um dos pontos mais tradicionais para ver o famoso pôr-do-sol da cidade, às margens do Lago Guaíba. Hoje a Usina do Gasômetro é um grande centro cultural de Porto Alegre, sendo palco das mais diversas manifestações artísticas como teatro, dança, pinturas, etc. Fonte


Nota:
Lago Guaíba é mesmo que rio Guaíba. Desde a colonização o Guaíba foi considerado um rio, porém, há uns  20 anos  que se  se levantou a polêmica  de  que se trata  de um lago.
Rio ou lago, a verdade que ele não perde a pose e eu, que o descobri faz pouco com meu caiaque, estou muito feliz em navegar por ele.




Um comentário:

Jorge Luiz Padaratz disse...

Muito Bom.... A foto do Galaxy's passando pelo canal foi inspiradora...

Parabéns!

Postar um comentário