terça-feira, 17 de agosto de 2010

DELTA DO JACUÍ

Saindo do bolicho do Bicho Veio

Bicho Veio é o amigo e dono do camping da prainha de Morretes  onde deixamos nossos carros para remar pelo Delta do Jacuí com nossos caiaques.
Além dos espaços para barracas, Bicho  Veio aluga caíques para pesca e quem chega com barco no reboque tem a rampa para largar na água. 

Desta vez  eu e Leonardo resolvemos descer dali na direção do Jacuí para entrar nos canais do Delta e chegar até o saco do Quilombo.Eram 8h5min quando começamos a remada.

As condições do tempo não eram muito animadoras. Além da temperatura baixa, em torno de 5 graus C, havia a possibilidade de chuva. O céu muito encoberto não estava nas previsões dos sites consultados anteriormente. Então, estávamos apostando na possibilidade de melhorar no decorrer do dia.

Logo na saída do camping, embarcações atracadas num portinho.

Passamos junto a popa.

Esta é uma chata descarregando na fábrica de cimento.

Um pouquinho de claridade refletindo na água e a esperança de aparecer  o sol pelo meio da nuvens.

Mas, o céu voltou a se fechar que mal e mal se podia  visualizar a foz do rio Caí.

Adiante, à esquerda, a ilha Serafim se confundindo com a mata ciliar da margem do rio.


Para aquelas condições do dia fazer fotografias era coisa de pura teimosia. Eu não imaginava que que a fotos ficariam tão escuras em imagens a distância. 

Remávamos com a sensação de ia  começar chover a qualquer momento e isso iria piorar mais as condições da remada.

Quando viramos à direita no Jacuí, pegamos um vento Oeste e,  como o volume de água é maior que do rio Caí, havia ocorrência de pequenas ondas. Viramos 45 graus O e botamos a proa na ponta da ilha do Lino. Depois, fomos navegando junto a costa da ilha com o vento de frente.




Passamos  pela ilha e viramos novamente para 45 graus O para concluir a travessia passando pelas bóias de sinalização do canal de navegação. Leonardo foi na direção da bóia vermelha e depois para a verde para umas tomadas de vídeo.

Cruzei em frente a bóia 23 e fui  até um  antigo portinho onde havia parado em outra remada com o amigo Padaratz. Logo chegou Leonardo e desembarcou.

Próxima etapa: Ilha do Lobisomem ou ilha do Lino




Nenhum comentário:

Postar um comentário