segunda-feira, 9 de agosto de 2010

ARROIO DO CONDE



Rio Jacuí - Triunfo
Desta vez tomamos a estrada BR 386 em direção a Triunfo que fica às margens do rio Jacuí, e que é a cidade natal  de Bento Gonçalves, revolucionário farroupilha, onde  encontram-se prédios históricos e cuja História se mantém preservada.

A cidade de Triunfo é um dos municípios mais antigos do Rio Grande do Sul e além de sua História, é conhecida  por sua economia baseada na indústria petroquímica  após a implantação do Pólo Petroquímico do Sul na década de 1980.

O centro da cidade fica bem no encontro das águas do Taquari com o Jacuí. Do alto da rua caminhos dos Plátanos,  avistam-se e a cidade de São Jerônimo na outra margem do Jacuí, o rio Taquari e o leito do rio Jacuí nos dois sentidos. 

Quem visitar a cidade vai encontrar um lugarzinho pacato, de prédios antigos e ruas estreitas, sendo que, por outro lado, um dos munícipios de maior arrecadação no Estado. E, enquanto escrevo,  uma reportagem passa na TV é sobre o escândalo da Câmara de Vereadores de Triunfo e de outras cidades da região. Veja reportagem 

Mas, o nosso objetivo era simplesmente colocar nossos caiaques na água e subir até a foz do arroio do Conde, um dos afluentes do Jacuí. O que se sabia desse riozinho, era através de fotos postadas no Panoramio como sendo lugares muito bonitos e parada de velejadores que subiam o Jacuí vindos de Porto Alegre.

Para não dizer que tudo estava dando certo, o dia fechou com uma nebulosidade de 100% o que fez nossas fotos ficarem sem o brilho de um dia de sol, contudo, valiosas para ilustrarem nossos relatos da remada. Fato contrário às previsões de tempo que diziam que aquele sábado seria de céu limpo.




Tiane dispensou ajuda, afinal, caiaquista tem que carregar seu caiaque.

Saindo no canal da ilha das Pedras com a proa para o Leste.

Embarcação de passageiros atravessando o Jacuí na direção de São Jerônimo.

Atravessando a foz do rio Taquari cujas águas se unem as do Jacuí.

Ponte sobre o Jacuí que liga São Jerônimo a Gal. Câmara.



Balneário de Cachoeirinha com a água encobrindo parte da praia e a guarita do salva-vidas.

Continuando a subida do rio Jacuí





Vistas para a foz do arroio do Conde na outra margem e a água do Jacuí,  sem vento, porém, com a força da correnteza. É para lá que iremos.

Tiane chegando...

...e agora Leonardo, que chegou abalroando o Quindim Precioso. Se tivesse imaginado isso teria feito vídeo.

Resolvemos desembarcar e apreciar as paisagens na foz do arroio que, sem dúvidas, é um lugar muito bonito e, com nível da água acima do normal,  desenhava novos contornos.


Próxima etapa: Foz do arroio do Conde.




Um comentário:

Jorge Luiz Padaratz disse...

Caracas! Estas fotos estão ficando cada vez melhores. Parabéns por mais esta remada SUPER!

Um abraço aos remadores,

Padaratz

Postar um comentário